7 Dicas de como manter o gás da Coca-Cola por muito mais tempo

Garrafa CocaCola Abaixo 7 dicas de como é possível manter o gás dos refrigerantes em garrafa Pet por muito mais tempo depois de abertos. Estas dicas funcionam com todos os refigerantes com gás, como Coca-Cola, Pepsi, Guaraná Antarctica, Sprite, Fanta, Guarana Dolly etc. Não foi testado com refri diet/light mas talvez a dica funcione também para estes!

1. Ao abrir o refrigerante, aperte a garrafa até o liquido ficar próximo à tampa (4 dedos, mais ou menos). Isso faz com que o gás tenha para onde se expandir e quando você abri-lo ele não ser expulso da garrafa. Outro fator de explicação é que diminuindo a área “vazia” o gás não tem pra onde fugir e permanece no líquido.
E se tiver pouco refrigerante na garrafa?
Não importa a quantidade de refrigerante e sim o espaço que o gás terá para se expandir, pois quando você deixa o refrigerante fechado normalmente sem amassá-lo, esse espaço é preenchido pelo oxigênio, então o gás do refrigerante que está presente no líquido não tem pra onde expandir e sai do refrigerante!

2. Passe o refrigerante cuidadosamente para um recipiente menor (passe da embalagem de 2 litros pra uma de 600ml, por exemplo), claro que nesse caso o outro recipiente tem que ter também uma tampa que impeça a saída dos gases. A explicação nesse caso é mesma do caso anterior, ou seja, diminuindo a área preenchida apenas pelos gases, o CO2 (gás do refrigerante) tem uma área menos de expansão, não tendo pra onde fugir permanece no líquido.

3. Mantenha o refrigerante em temperaturas baixas (geladeira, freezer, cooler), pois a solubilidade dos gases aumenta com a diminuição da temperatura. O refrigerante chega a dissolver cerca de duas vezes mais dióxido de carbono na temperatura da geladeira do que na ambiente.

4. Nunca balance ou agite o refrigerante, isso faz com que as moléculas do CO2 se agitem e quando você abrir a garrafa elas saiam com violência da garrafa, deixando seu refrigerante sem gás quase que estantaneamente.

5. Nunca abra o refrigerante quando ele estiver quente, pois as moléculas do CO2 ficam mais agitadas e saem com maior facilidade. É por isso que quando você o abre sai aquela quantidade enorme de refrigerante impulsionada pelo gás.

6. Não deixe o refrigerante muito tempo destampado, pois assim você deixa a porta aberta para o gás fugir. Caso tenha perdido a tampa, apenas não agite ou chacoalhe o recipiente, isso faz com que o gás permaneça no líquido por mais tempo!

7. Por ultimo e mais óbvio, olhar a validade do refrigerante, pois um refrigerante velho tem muitas chances de estar choca!

Comentários sobre 7 Dicas de como manter o gás da Coca-Cola por muito mais tempo

Josué 11 August, 2014 Este blog nos mostra gente de todos os tipos. ignorante, analfabeta, estúpida, ingrata, colaboradora, atenciosa, amiga e agressiva(serei agredido após escrever). A ideia que o autor passa sobre amassar a garrafa, tem o mesmo efeito de colocar em recipientes menores, ou seja, reduzir o espaço vago. Amassar a garrafa, fechar e guardá-la amassada e fechada. Ao amassar a garrafa fazendo com que o líquido vá perto da boca, reduzimos substancialmente o espaço vago no interior dela. Assim, o gás existente no líquido não terá espaço para deslocamento e permanecerá no líquido. É o mesmo efeito que terá se trocarmos por recipientes menores. Se a garrafa for amassada e bem fechada, somente voltará ao estado anterior após ser novamente aberta. O problema que vejo, pessoal, é o aspecto. Você vai receber alguém em casa e servir um refrigerante, tirando uma garrafa toda amassada da geladeira?

Marco Apertar a garrafa para manter o gás, antes de fechá-la? Vish ! Antes da galera postar comentários e achismos com tanta convicção, vale a pena uma estudada em dinâmica dos fluidos e propriedades dos materiais, no caso das garrafas PET. Apertando a garrafa antes fecha-la, só vai piorar as coisas, pois cria-se uma pressão negativa (vácuo) no interior da garrafa devido a elasticidade da garrafa e o CO2 no refrigerante tende a sair mais rápido do liquido... Agora, se conseguir arrumar uma garrafa de aço de 05 mm de espessura de parede (sei lá, to chutando) e fizer o procedimento de amassar a mesma, com toda razão o gás se manterá no líquido. Em garrafas PETs...No Way !

Ricardo Eu também criei um método para dificultar o gás da garrafa sair e deu certo, gostaria de patentea-lo. Quanto a usar uma colher de cha inserida parcialmente na boca da tampa aberta, realmente retarda a saída de gás, eu fiz e comparei com outra sem a colher e funcionou, aparentemente o metal criou um campo dificultando a saída das moléculas. Mas so em bocas de garafas cilindricas, com refri em lata não rolou muito bem.

Luis Henrique O refrigerante (tanto faz, qualquer um deles! ;) contém uma concentração de "gás" (que, por sinal, é gás carbônico - CO2 - diluído no líquido) maior do que na atmosfera. Por causa dessa diferença de concentração o que acontece é que o "sistema" "ar + refrigerante" quer entrar em equilíbrio, ou seja, ter a mesma concentração de "gás" nos dois "componentes" dele... E é por isso que o gás sai do refrigerante e vai para o ar! A única maneira em que isso *não* aconteceria seria se a gente pudesse "selar", lacrar, *completamente* o recipiente do refrigerante! Nesse caso, nenhuma molécula do gás poderia sair da garrafa! Esse é o papel da tampa! Agora, no caso de "amassar"... O gás contido nos refrigerantes foi dissolvido sob pressão. Em seguida, é engarrafado e fechado com uma tampa hermética. Porém, o gás tem a tendência de escapar do líquido, justamente por estar com uma pressão maior que a atmosférica. Repare que sempre há um espaço (ar atmosférico) entre o líquido e a tampa da garrafa. Numa embalagem de 2 litros, este espaço é de aproximadamente 100ml. Antes de ser fechada, a pressão acima do líquido ainda é igual à atmosférica. Depois de ser fechada, este espaço, além do ar atmosférico, recebe o gás carbônico que escapa, até se tornarem iguais as pressões no líquido e neste espaço. Assim, quanto menor for este espaço, menos gás carbônico irá escapar. Exemplificando: Digamos que nestes 100ml escapem 100 moléculas de CO2, até a pressão se igualar. Num espaço de 1000ml (metade da embalagem), irão escapar 1000 moléculas de CO2! Concluindo, o melhor é amassar a garrafa, até não haver mais este espaço “vazio”, impedindo o escape de CO2 para igualar a pressão.

Bocada vcs Sao tudo liso ,compra um refri para um de vcs na garrafa de acordo com oq se beber,Ate assim alguma delas Ja vem sem gas.

Carol Pela lógica desse Will aí se vc deixar um copo de coca em cima da mesa o gás dele não vai acabar nunca, já que a pressão no copo é a atmosférica, mas vai tentar pra vc ver.. Fechem bem as garrafas, deixem elas em pé, não sacudam, deixem elas refrigeradas, se possível quando o volume diminuir passem o liquido cuidadosamente pra uma garrafa menor. A ideia da bomba faz sentido! A da colher eu não vejo o menor sentido e a de amassar realmente não é boa, a menos q vc consiga impedir que a garrafa volte pro seu formato original, mas compensa mais trocar o recipiente.

Caetano. Oliveira A idea número 1 não é eficiente, pois ao ser esmagada a garrafa, tendera a voltar a posição original devido ao coeficiente elástico do plástico. Logo teremos uma pressão ligeiramente negativa que facilitará a expansão do CO2.

Arthur G Galera ... quem disse que ele está errado, errou mais ainda! A primeira dica é a principal. Vou falar com outras palavras aqui ... O que ele quis dizer na primeira dica era que quando o individuo aperta a garrafa ele tira o oxigênio da garrafa, assim o liquido que irá preencher a garrafa será o CO2 e a troca entre o gás e o oxigênio será diminuida ... aumentando assim a preservação do liquido. Mesma coisa colocar o refri deitado. Não rola, quando vc coloca ele deitado, a região de troca gasosa aumenta mais ainda, fazendo o refri perder CO2 mais rápido! Abraço

Henrique A. Hirata eu tenho um aparelho que nao deixa o gas sair e gostaria de comercializa-lo, so preciso de grana, pasmem mas eh verdade, interessados me contatem.

Luiz Carlos Comprar garrafas maiores ( de 2 l) é muito mais barato do que garrafas pequenas. Elas só vão ocupar mais espaço. Quanto a apertar a garrafa e depois fecha-la, o cara viajou, o efeito seria o contrário do desejado pois, sem o ar que foi expulso, o espaço para expansão do gás seria ainda maior. Agora, se você quiser mesmo conservar o refrigerante OK após aberto, encha a garrafa com bolinhas de gude(ou qualquer outro material sólido) até o líquido chegar na boca da garrafa e feche bem. Só não vai me tomar as bolinhas de gude !!!

Marcos Richter É questão de lei da física. Acima temos explicações corretas, e outras de indivíduos que não entenderam a lógica, e escrevem achismos criados sobre experiências incompletas, ou falsas interpretações. Fato é que o gás sai devagar, e alguém deduz que sua técnica é eficaz, quando não é. Não conheço a bomba, mas é a solução, vou compra-la. Eu coloco em garrafas menores. (mais trabalhoso) Se fechar bem e pressionar forçando pressão dentro da garrafa, o gás fica no líquido. (é o mesmo efeito da bomba) É questão de lei da física. A escolaridade atual está fraca. Mesmo a dos universitários. Pois como podem, tudo universitários se concentrar em uma boate assassina? Prova que precisamos de revolução escolar, educacional.

Victor Quanto ao amassar a garrafa para que o espaço vazio fique menor, infelizmente não funciona. O fato é que a força do gás desprendido empurra as paredes da garrafa ao local original. E o pior é que como as paredes estão para dentro, o espaço a ser preenchido é maior que se a garrafa estivesse na sua posição original.

Marco Trilha As iniciais de Dr. Eduardo, só podem significar Debiloide Retardado. Vá dizer palavrões na sua casa!

Wander Parabéns ao criador dessas dicas. Pois serão de grande utilidade para todos os apreciadores de um refrigetante com gás!! E aos demais críticos deixo aqui um forte abraço e a sugestão de que, ao invés de ficarem criticando, xingando, falando palavrão, tentem fazer algo de útil, criem uma página e tentem ser mais criativos, dessa forma serão mais útil para a sociedade em geral!!! Ah, não querem ser úteis para a sociedade em geral?? Poxa, que pena, então já podem se matar!!!! GRANDE abraço a todos...

S.ticumpenna O Fernando falou bem. O MELHOR A FAZER MESMO É, não balançar a garrafa, abri-la bem gelada devagar e colocar no copo sem faze glut glut...(pois não é chopps para fazer colarinho de espuma) deixe escorrer lentamente com o copo virado(vai parecer até choca, mas e assim mesmo o gás nao escapou) a e imediatamente depois rosqueie a tampa com força e volte com ela a geladeira. È IGUAL CHAMPAGNHE não se deve fazer aquela babaquice de barulho e tampa indo longe, senão vai tomar espumante sem gas, quanto menos barulho e suavidade ao servir mais e mais sabor!hummmmmmmm vou abrir uma!

Átilla Pelo visto o pessoal tem se preocupado com o gás da Coca-Cola e esquecendo do português. Vamos estudar, gente!

Agenor Santos Feitosa Olha gente eu posso lhes diser com certesa, depois de aberto o refrigerante é so manter a garrafa aberta com a boca pra cima sem colher sem nada faça o texte. Agora porque que o gas nao sai ? Os fisicos que respondam.

Edu Gentep , sou químico e digo que tem verdades e mentirar nas postágens, quanto a amassar a garrafa pet para o gás ficar no líquido e não ficar no espaço vazio da garrafa , isso procede porque o pouco espaço de ar gerado com o amasso deixa o ar super comprimido e acaba deixando o gás no líquido existente, porém funciona sim, e também não aperte muito a tampa ao fechar a pet amassada, no caso da colher também funciona porém com menos eficácia da amassada, o resto das bobeiras nem vou comentar. abraço

Francisco A melhor maneira de não desperdiçar o gás é tomar todo refrigerante. Compre o refrigerante proporcional com a quantidade de gente que for bebe . Assim não precisamos guardar resto de refrigerante. àˆ isso aí! Valeu!!

Vanessa Super Interessante (bem mais confiável) - edição 161 de 2001: "O Mito do Talher Milagroso É verdade que colocar uma colher no gargalo de uma garrafa de refrigerante impede a saída do gás? Quem já tentou deve ter percebido que o método não é lá muito eficaz. “Não dá para conceber de que forma uma colher pendurada no gargalo poderia exercer qualquer efeito sobre o gás de uma bebida”, afirma o químico Robert Wolke, da Universidade de Pittsburgh. “Para que esse truque funcionasse, o talher teria de produzir alguma força misteriosa que empurrasse o gás carbà´nico de volta para o líquido. O fato é que não conhecemos nenhuma força desse tipo.” A maneira mais indicada para conservar um refrigerante depois que a garrafa foi aberta é tampá-la bem e colocá-la na geladeira. Assim, o gás liberado pela bebida fica preso no vasilhame, aumentando a pressão interna e impedindo que mais gás saia do líquido. Guardar a garrafa na geladeira também ajuda, pois temperaturas mais baixas fazem o refrigerante reter uma quantidade maior de gás."

Fernando Tem muita besteira ai se fingindo se basear na fisica, a real a melhor coisa é manter a garrafa parada chacolhar ela o minimo possivel,quando leva ela no carro vai chacalhar muito,só esperar um tempo antes de abrir,outra coisa abrir colocar no copo fechar imeditamente,e fechar o mais forte possivel. Isso de fechar de leve é alguém querendo enganar vc,tipo falar pra resolver algo coloca limão e vai no sol,ou que pra tirar risco de carro usar gasolina, se vc seguir esse tipo de dica vai se dar muito mal. Aqui direto minha mãe fecha super fraco o refrigerante em 2 ou 3 horas já quase não tem gas,fica um lixo. Eu pego uma daquelas pepsi de 3,3L e tomo ela em tres dias e só no fim do ultimo dia ela tá com pouco gás[claro que minhã mãe nem abre nem fecha esse refri senão no primeiro dia já ficava totalmente sem gas],varias comemorações abro um dessa de 3,3l e deixo na sala no dia seguinte já está totalmente sem gas horrivel,enquanto as que ficam comigo ficam quase 3 completos com gas. Um grande erro que cometem tb é apertar a garrafa deformando-a e fecha-la assim, se um imbecil fizer isso certeza vai perder bastante gas. Ainda não testei essa bomba para refrigerante tem a venda por R$10 em varios sites,achei bem caro,é o tipo de coisa que no centrão não vai custar mais que R$3.

Humberto Ridículo apertar as garrafa e ficar com liquido até na ponta... isso so ALMENTA o espaço pro gás escapar da coca e fica ali dentro,m e quanto mais gás for saindo, mais epaçõ vai ter, pois a pressão interna sera maior que a extrna, dilatando a garrafa e soltando mais espaço... se tiver com ár ali dentro, será dificultada a saida do gás da coca para o espaço ali dentro formado, pois tera uma maior pressão interna e o espaço já estará oculpado por ár.

Marize parece brincadeira mais sempre quando tomamos refrigerante a primeira coisa que falamos apos nos servimos,é, feche a garrafa paara nao sair o gás. nao sei se ja passaram por isso quando alguem esquece a garrafa aberta, a gente da um grito poxa esqueceram aberta deve esta sem gas, ai voce se serve, e fica surpreso nossa esse refrigerante esta com bastante gas acho que esqueceram de fechar a pouco tempo ,nao é nada disso o segredo é colocar a tampa sem rosquear dura o dia inteiro o problema é que por esta aberta deve fica na porta da geladeira.

Wilson Para que o gáz não saia fascilmente do seu refrigerante aqui vai a melhor dica! Coloque a garrafa pet em cima de uma mesa e nunca abra ela!! Poderá durar uns 06 meses!!

Delcioooo a forma mais facil de nao deixar o gaz da coca sair é nao abrir a garrafa.outra dica muito utilizada é colocar uma colherinha no gargalo da garrafa,isso faz com q o gaz se mantenha por muito mais tempoo,podendo chegar até um mês,tenho provas disso. os ions positivos da colher nao deixa o gás sair.detalhe:para melhorar ainda mais sua utilidade é melhor esquentar a colher antes de colocar no gargalo,isso faz ccom q os ions fiquem mais espertos e agil. abraço a todos

Rick The Dick Essa coisa de espremer a garrafa pra reduzir o volume de ar é uma ignorância própria de quem nunca estudou Física!!! Isso funcionaria para vinhos, que perdem qualidade com o tempo devido à  OXIDAà‡àƒO da bebida - o problema é que fica difícil espremer garrafas de vidro... No caso das bebidas gasosas, o que regula a perda de gás é a DIFERENà‡A DE PRESSàƒO entre o líquido e o ar - quanto maior a pressão do ar, menos gás sai da bebida. Como as garrafas plásticas têm uma "memória" de sua forma original (e tentam voltar a ela), isso REDUZ a pressão do ar e FACILITA a saída de gás da bebida!!! Verter a bebida para uma garrafa menor não é boa ideia, visto que durante o processo perde-se muito gás. A única solução adequada é substituir a tampa original por uma com bomba manual (vendida em casas de utilidades domésticas), colocando-se de volta na garrafa, após cada uso, o MàXIMO de ar possível, para aumentar a pressão e consequentemente inibir a saída do gás da bebida. No caso do vinho, existem à  venda tampas com bombas que fazem exatamente o contrário, retirando o máximo de ar possível da garrafa, para evitar sua oxidação.

Bianca Figueiredo Viana eu gostei ,muito dessa ideias me audou muiot porque eu ja tenho 18anos nਠe vcs explicaram tudi direitinho para agente tudo sem erro la no meu trabalho estava pedindo como era o gà s da coca-cola e agora ja descobri!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! muito obrigda pela ajuda e vcs!!!!!!!!!!!

Gg vcs todos estão errados são uns burros ,ficam falando esse monte de merda 1-não abra o refrigerante nem muito rápido ,nem muito devagar ,pois com as duas formas o gás escapa mais rápido. 2-não faça que nem o will ai em cima disse ,tampe bem o refrigerante e use a dica 1. 3-se vc estiver sozinho compre embalagens menores ,se estiver com muita gente ou tiver uma família grande aí sim compre embalagens maiores ,e sempre feche bem 4-parem de fazer propaganda dessa maldita marca a coca-cola,inclusive esse blog que disse:'7dicas de como manter o gás da coca-cola por muito mais tempo' parem com isso façam propaganda da pepsi (hehehehehe!)pepsi é melhor ,mais sério usem essas dicas são as mais confiaveis eu sempre uso experimentem !

Affonso Putzgrila, quanta imbecilidade. Pq não perguntar ao químico da Coca-Cola?????? Cadê tu, químico?

Jonathan Oi... trabalho em uma empresa q ja solucionou esse problema.. inventamos uma Bomba de refrigerante! que após tomar o refri... vc joga fora a tampinha original da garrafa e coloca esta bomba... e assim vc da algumas bombadas até a garrafa ficar rigida e pronto! vc tem gás do refrigerante até o finalzinho do Refri! oq acontece para segurar o gás... após fechar a garrafa e bombar a tampa... joga-se ar pra dentro da garrafa criando assim uma atmosfera de ar em cima onde não tem refrigerante. e o gás fica comprimido dentro da garrafa.... então que dizer... você tera gás no seu refrigerante até o finalzinho ! confiram no site.. ou me mandem um email consigo preços mais baratos.! www.lojacobrirel.com.br

Altair PARECE LOUCURA, MAS A TAL DA COLHERZINHA OU COLHER COMUM COLOCADA NA BOCA DA COCA LITRO OU OUTROS REFRIGERANTES REALMENTE CONSEGUE SEGURAR O GàS NO LàQUIDO , SEM TAMPA ALGUMA. ATÉ HOJE NàƒO VEJO Là“GICA NENHUMA, MAS FUNCIONA . EXPERIMENTEM!!!! OBS: POR INCRIVEL QUE PAREà‡A O RESULTADO É MELHOR DO QUE VC TAMPAR DEPOIS DE VC TER CONSUMIDO METADE DA PET. ANTES DOS UNIVERSITàRIOS ESCREVEREM BESTEIRAS FAà‡AM O TESTE E ME AJUDEM A ENTENDER PORQUE ISTO ACONTECEM.!

O Propedeuta quando a garrafa está comprimida, o gás não sai do liquido, pois dentro da garrafa há pouco ar e a pressão é maior. com mais ar dentro, o gás sai do liquido e quando a garrafa é aberta, principalmente quando a tampa é enroscada com muita força, o ar e o gás sai da garrafa com muita facilidade.

O Propedeuta 4. Nunca balance ou agite o refrigerante, isso faz com que as moléculas do CO2 se agitem e quando você abrir a garrafa elas saiam com violência da garrafa, deixando seu refrigerante sem gás quase que estantaneamente. ESTANTANEAMENTE? ES-TAN-TA-NE-A-MEN-TE? é espanhol? me deu um susto quase que instanteneamente ao ler isso!

Nei Dias A UNICA E REAL VERDADE DISSO TUDO É A DO NOSSO AIGO WIL QUE DIZ PARA DEIXAR A TAMPA ABERTA POIS REALMENTE O GS NAO SAI. QUEM ESTIVE DUVIDANDO É Sà“ DEIXAR UMA GARRAFA DE COCA ABERTA NA GELADEIRA E PODE SER DE QUALQUER TAMANHO. SE NAO TIVER CORAGEM DE FAZER O TESTE DEIXE DE MURRINHAGEM E PODE FAZER QUE FUNCIONA MESMO.

Rogerio Eu consultei este site para , para saber que medida tomar para manter o gas de refrigerante , confesso que fiquei mais confuso , ou seja ao invez de tirar a minha duvida , fiquei com ainda mais de duvida ...

Ludwig ...pois é, quando eu abro uma coca (ou outro refri com gas) e nao a consumo toda de vez, deixo a garrafa (de vidro, pet nao funciona) aberta e coloco uma colher de sobremesa dentro do gargalo. Funciona que é uma beleza..! (só nao pode esquecer de tirar a colher quando for beber o restane...hehe). Problema resolvido..!

Postar um comentário sobre o artigo »

Utilize o formulário abaixo para expressar sua opinião sobre o artigo 7 dicas de como manter o gás da coca-cola por muito mais tempo: