7 Dicas de como manter o gás da Coca-Cola por muito mais tempo

Garrafa CocaCola Abaixo 7 dicas de como é possível manter o gás dos refrigerantes em garrafa Pet por muito mais tempo depois de abertos. Estas dicas funcionam com todos os refigerantes com gás, como Coca-Cola, Pepsi, Guaraná Antarctica, Sprite, Fanta, Guarana Dolly etc. Não foi testado com refri diet/light mas talvez a dica funcione também para estes!

1. Ao abrir o refrigerante, aperte a garrafa até o liquido ficar próximo à tampa (4 dedos, mais ou menos). Isso faz com que o gás tenha para onde se expandir e quando você abri-lo ele não ser expulso da garrafa. Outro fator de explicação é que diminuindo a área “vazia” o gás não tem pra onde fugir e permanece no líquido.
E se tiver pouco refrigerante na garrafa?
Não importa a quantidade de refrigerante e sim o espaço que o gás terá para se expandir, pois quando você deixa o refrigerante fechado normalmente sem amassá-lo, esse espaço é preenchido pelo oxigênio, então o gás do refrigerante que está presente no líquido não tem pra onde expandir e sai do refrigerante!

2. Passe o refrigerante cuidadosamente para um recipiente menor (passe da embalagem de 2 litros pra uma de 600ml, por exemplo), claro que nesse caso o outro recipiente tem que ter também uma tampa que impeça a saída dos gases. A explicação nesse caso é mesma do caso anterior, ou seja, diminuindo a área preenchida apenas pelos gases, o CO2 (gás do refrigerante) tem uma área menos de expansão, não tendo pra onde fugir permanece no líquido.

3. Mantenha o refrigerante em temperaturas baixas (geladeira, freezer, cooler), pois a solubilidade dos gases aumenta com a diminuição da temperatura. O refrigerante chega a dissolver cerca de duas vezes mais dióxido de carbono na temperatura da geladeira do que na ambiente.

4. Nunca balance ou agite o refrigerante, isso faz com que as moléculas do CO2 se agitem e quando você abrir a garrafa elas saiam com violência da garrafa, deixando seu refrigerante sem gás quase que estantaneamente.

5. Nunca abra o refrigerante quando ele estiver quente, pois as moléculas do CO2 ficam mais agitadas e saem com maior facilidade. É por isso que quando você o abre sai aquela quantidade enorme de refrigerante impulsionada pelo gás.

6. Não deixe o refrigerante muito tempo destampado, pois assim você deixa a porta aberta para o gás fugir. Caso tenha perdido a tampa, apenas não agite ou chacoalhe o recipiente, isso faz com que o gás permaneça no líquido por mais tempo!

7. Por ultimo e mais óbvio, olhar a validade do refrigerante, pois um refrigerante velho tem muitas chances de estar choca!

Comentários sobre 7 Dicas de como manter o gás da Coca-Cola por muito mais tempo

Eliseu 15 December, 2017 Gente!! Pesquisem!! Estudem!! Antes de escrever asneiras. Não tem o que fazer???

Eliseu Eu tinha certeza que tem muita gente ignorante nesse mundo( pra não dizer outra coisa), mas não sabia que tinha tatos assim. A primeira dica é muito burra!!! Mesmo!!

Eduardo Não sei o que tá acontecendo tenho uma sorveteria e meu refrigerante tá ficando sem gás e estar com a validade boa e não consigo entender pq ele fica meio que sem gás!

Juliano Lima "Por ultimo e mais óbvio"...lol Do 4 pra baixo já é muito óbvio.

Marcella Gente eu sempre faço isso , e todas as vezes da certo. E já fiz uma experiência com duas garrafas de refrigerante ao msm tempo , com a mesma medida de líquidos , guardei na geladeira, uma bemmm amassada , sobrando pouquíssimo espaço dentro da garrafa, ea outra garrafa de refrigerante guardei normal. E no outro dia quando fui abri a garrafa q foi amassada , o refrigerante estava com todo o gás de antes. Agora a que foi guardada normalmente, ao abri a garrafa ela fez aquele zoadinha quando se abre uma refrigerante intacto, q fez uma zoadinha mais intensa. Eo líquido não tinha mais nem um pingo de gás, parecia suco. Horrível

Rafael Tampe a garrafa bem fechada, enrole a boca dela com papel filme e ponha na geladeira. Pronto, gás preservado.

Josué Este blog nos mostra gente de todos os tipos. ignorante, analfabeta, estúpida, ingrata, colaboradora, atenciosa, amiga e agressiva(serei agredido após escrever). A ideia que o autor passa sobre amassar a garrafa, tem o mesmo efeito de colocar em recipientes menores, ou seja, reduzir o espaço vago. Amassar a garrafa, fechar e guardá-la amassada e fechada. Ao amassar a garrafa fazendo com que o líquido vá perto da boca, reduzimos substancialmente o espaço vago no interior dela. Assim, o gás existente no líquido não terá espaço para deslocamento e permanecerá no líquido. É o mesmo efeito que terá se trocarmos por recipientes menores. Se a garrafa for amassada e bem fechada, somente voltará ao estado anterior após ser novamente aberta. O problema que vejo, pessoal, é o aspecto. Você vai receber alguém em casa e servir um refrigerante, tirando uma garrafa toda amassada da geladeira?

Marco Apertar a garrafa para manter o gás, antes de fechá-la? Vish ! Antes da galera postar comentários e achismos com tanta convicção, vale a pena uma estudada em dinâmica dos fluidos e propriedades dos materiais, no caso das garrafas PET. Apertando a garrafa antes fecha-la, só vai piorar as coisas, pois cria-se uma pressão negativa (vácuo) no interior da garrafa devido a elasticidade da garrafa e o CO2 no refrigerante tende a sair mais rápido do liquido... Agora, se conseguir arrumar uma garrafa de aço de 05 mm de espessura de parede (sei lá, to chutando) e fizer o procedimento de amassar a mesma, com toda razão o gás se manterá no líquido. Em garrafas PETs...No Way !

Ricardo Eu também criei um método para dificultar o gás da garrafa sair e deu certo, gostaria de patentea-lo. Quanto a usar uma colher de cha inserida parcialmente na boca da tampa aberta, realmente retarda a saída de gás, eu fiz e comparei com outra sem a colher e funcionou, aparentemente o metal criou um campo dificultando a saída das moléculas. Mas so em bocas de garafas cilindricas, com refri em lata não rolou muito bem.

Postar um comentário sobre o artigo »

Utilize o formulário abaixo para expressar sua opinião sobre o artigo 7 dicas de como manter o gás da coca-cola por muito mais tempo: