Consultar SPC e Serasa Gratuita

Se você não consegue crédito no mercado, é sinal de que seu nome pode estar no SPC ou SERASA. Ambos são sistemas criados para diminuir a inadimplência e oferecer um pouco mais de segurança ao comércio varejista, e também aos bancos. É graças a existência destes serviços que as lojas podem ter uma margem de segurança para oferecer parcelamentos de curto e longo prazo para bens de consumo e também prestação de serviços.

Para consultar SPC e Serasa gratuitamente, você deve comparecer pessoalmente a uma das instituições representantes do SPC e Serasa, como a CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e os postos de atendimento oficiais do Serasa.

Dica: Em São Paulo também é possível fazer a consulta do Serasa gratuita em postos do PoupaTempo.

Outro meio é fazer a consulta do SPC e Serasa on line, por meio dos diversos sites que oferecem este serviço. Mas atenção: não há nenhum meio de se ter certeza absoluta que estes sites realmente tem acesso as consultas ao banco de dados destas instituições, além de ser cobrada uma taxa pelo serviço. O melhor mesmo é sempre ir diretamente ao Serasa da sua cidade, ou ao CDL. Ah, outro meio de consultar o SPC grátis, é indo ao seu banco e falando com seu gerente, pois ele pode lhe fazer a consulta na hora e sem cobrar nada.

Um Segredo sobre consultas ao SPC

Agora vou lhe contar uma coisa que você provavelmente não fazia idéia: Cada consulta ao SPC realizada com seu CPF fica registrada no sistema deles, e o número de consultas já feita fica disponível para todos os credenciados ao SPC (ex: Lojas, Financeiras). Se este número de pesquisas for muito alto em um pequeno intervalo de tempo (2 meses), algumas instituições de crédito (ex: Fininvest, Grana Extra do Magazine Luiza) podem lhe negar empréstimos pessoais por considerarem cada consulta como sendo uma compra realizada em alguma loja, e assim indicando que você já possui dívidas demais para poder assumir mais uma dívida. Portanto evite fazer muitas consultas de cpf ao SPC e Serasa em um curto espaço de tempo, pois pode dificultar que você consiga pegar empréstimos ou solicitar cartões de crédito.