Recadastramento de CPF

Sorria, a Receita Federal confirmou que a partir de 2008 o Recadastramento de CPF (ou Declaração Anual de Isento) não precisa mais ser feito. Esta medida foi tomada para evitar custos desnecessários, já que a junção da Receita Federal e a Previdenciária permitiu ter uma melhor analise da situação dos contribuintes. Alem desta fonte de dados a Receita possui o CNIS que é a base de dados dos trabalhadores, contribuintes individuais, empregadores, pessoas com vínculos empregatícios e remunerações.

Muitas pessoas acham que a DAI é um recadastramento de CPF mas na verdade é uma obrigação anual. A Declaração Anual de Isento deve ser feita por pessoas que receberam menos de R$14.992,32 no ano anterior, desde que não precisem fazer à Declaração de Ajuste Anual.

Como recadastrar seu CPF (Declarar como Isento) passo a passo:

A Receita Federal ainda não liberou a página para fazer o recadastro do seu CPF (declaração Anual de Isento) de 2008, assim que disponível vou colocar o link aqui e mostrar passo a passo como se faz.

Quem é obrigado a Recadastrar seu CPF (fazer Declaração Anual de Isento)

Segundo o site da Receita, quem deve fazer a DAI:

  • Em 2007, teve ganhos de até R$ 14.992,32, tais como rendimentos do trabalho assalariado, proventos de aposentadorias, pensões, aluguéis ou atividade rural.
  • Não se enquadrou nos demais casos que obrigam a entrega da Declaração de Imposto de Renda 2007.
  • É dependente de declarante do imposto de renda que possua número de CPF próprio, porém não constou na Declaração de Imposto de Renda 2007 do titular.
  • É brasileiro e transferiu residência para o exterior, ausente do Brasil há mais de 12 meses e que deseja manter regular o número do CPF.

Quem não precisa Recadastrar seu CPF (não precisa entregar a Declaração Anual de Isento)

Segundo o site da Receita, está dispensado de entregar a declaração:

  • A pessoa física cujo número de inscrição no CPF tenha sido informado nos quadros/fichas “Dependentes”, “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelos Dependentes” ou “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior pelos dependentes” de Declaração de Ajuste Anual do exercício de 2008, ano-calendário de 2007;
  • A pessoa física inscrita no CPF no ano de 2008
  • A pessoa física dispensada da apresentação da Declaração de Ajuste Anual e que a tenha apresentado em 2008.

Prazos para Recadastrar seu CPF (entrega da Declaração Anual de Isento)

O prazo para a entrega da Declaração Anual de Isento de 2016 ainda não foi informado pelo site da Receita, mas no ano passado ocorreu entre o dia 03 de Setembro a 30 de Novembro.

Comentários sobre Recadastramento de CPF

Sergio Dos Santos 18 January, 2017 Como faço pra cadastrar meu cpf

Haroldo Olicio Ferreira nao tenho nada

Rob Oi eu me chamo rob tive que operar do estomago e parentes da esposa do meu meio irmao mais velho entraram no meu quarto limparam e meu cpf sumiu recebi ameacas e deixei meu cpf sem renovar tentando fazer com que nao usem mais e estou isolado socialmente oque eu posso fazer nessa situação ?

Daiane Adorei quero recadastrar o meu cpf

Diego Moraes Silva Naiara

Diego Moraes Silva Nai

Edilane Beserra Dos Santos Quero cadastra meu cpf

Anderson Pareira Da Silva Me ajuda

Postar um comentário sobre o artigo »

Utilize o formulário abaixo para expressar sua opinião sobre o artigo Recadastramento de cpf: