Desabilitando o TurboCache da Geforce TC

Turbo Cache

A técnologia TurboCache® da Nvidia possibilita a utilização de parte da memória RAM do sistema como memória de video, permitindo que placas de video Geforce com Turbo Cache sejam mais baratas e proporcionem performance similar as placas com mais memória. Bom, pelo menos isto é o que diz a Nvidia, mas na prática nem sempre funciona desta maneira. Se você possui pouca memória RAM instalada (menos de 768mb) e sua placa de video insiste em “roubar” a memória principal, você pode ter perda de performance em alguns jogos, causado pelo excesso de paginação (swap) de dados por falta de memória RAM disponível. Este fenômeno é mais frequente em sistemas com placas de video de até 64mb RAM onboard em jogos escritos para DirectX 9.

Para contornar este problema, é possível desativar o TurboCache em algumas versões do driver Forceware da Nvidia. Até o presente momento posso lhe confirmar que este tweak funciona em drivers anteriores a versão 169.04, apenas no Windows XP/2003. Fique tranquilo, este tipo de tweak não representa nenhum risco para a placa, e você pode testar com versões diferentes de drivers caso não funcione com a versão atual do seu ForceWare.

Desabilitando o TurboCache

Existem dois meios de se desabilitar o TurboCache da sua placa, por um arquivo .reg ou através do programa RivaTuner. Na verdade as duas formas funcionam da mesma maneira, então escolha o jeito que fica mais fácil para você e bom tweak!.

Arquivo .REG

O jeito mais fácil e rápido para realizar este tweak é executando este arquivo .reg aqui. Após executado os dados serão gravados no registro do windows, indicando para o driver de video que não utilize a renderização para a memória do sistema. Para desfazer o tweak basta rodar este arquivo .reg.

Para baixar o .reg, clique com o direito em cima do link e selecione “Salvar destino como…”.

Utilizando Riva Tuner

O RivaTuner é um excelente programa para realização de configurações avançadas e tweaks no driver Forceware da Nvidia. Para desabilitar o TurboCache utilizando a interface do RivaTuner siga os passos mostrados abaixo:

Disable TurboCache using RivaTuner

Abra o RivaTuner e clique na aba “Power User”, então clique no [+] do menu “System” e procure pelo campo RMDisableRenderToSystem e adicione o valor “1″. Clique no botão “Apply” e depois em “OK”.

Desabilitar TurboCache usando RivaTuner

Após fazer o tweak reinicie seu computador.

Lembre-se que para funcionar é preciso que sua versão do Forceware seja compatível com este procedimento, caso contrário o valor adicionado ao registro será simplesmente ignorado pelo driver.Após fazer o tweak, utilize o dxdiag (iniciar»executar»dxdiag) para verificar a quantidade de memória RAM ativa para a placa.

Lista das principais placas de video Nvidia que utilizam a técnologia TurboCache: Geforce 6200 TC, Geforce 6500 TC, Geforce 7100 TC, Geforce 7200 TC, Geforce 7300 TC, Geforce 8400 TC.

Comentários sobre Desabilitando o TurboCache da Geforce TC

Matheus 23 February, 2013 o cara me ajuda ai..quero desativar da minha placa de video.. mais nao to dando conta ai mostra da Nvdia pois tenho uma placa da Ati

Kadu Poxa Reinaldo, Avirex!! Vamo ler direito o tutorial! O truque só funciona no WinXP e 2003 e no driver versão 169.04. Vc tá usando o Windows 7, claro que não vai funcionar, vc está usando outro SO e outro driver. Outra... querer que os jogos que rodam no XP rodem maravilhosamente no Win 7 tb, é foda! Apesar da melhora em relação ao Vista, o Win 7 é muito ruim pra jogos tb, não se compara ao XP.

Reinaldo Boa a todos... Tenho uma Geforce 7300LE, recentemente instalei o windows 7 Ultimate utilizando os recursos Aero. Fiz atualização para os drivers mais recentes da placa de vídeo, porém notei que a memória disponível para vídeo pulou para 1GB o que representa 50% da minha memória RAM, apesar de toda esta "memória" disponível no vídeo, jogos q antes rodavam de boa no bom e velho Windows XP agora ficam travando nestas condições. O que não me deixa opção a não ser desabilitar o Turbo Cache e ver no que dá. Tentei desabilitar através do programa mas não aparece o RMDisableRenderToSystem na aba Power User e nem buscando o arquivo para caregá-la.

Diego O campo RMDisableRenderToSystem não apareçe na aba Power User...alguém me ajude por favor =/

Zvedo ja consegui fazer.... segui esse tuto do clube do hardware q tem uns passos a mais, e deu certo.... http://forum.clubedohardware.com.br/instrucoes-desligar-turbocache/492067

Zvedo Possuo uma placa Gforce 7300 gs de 256 expansível pra 512 e tanto pelo arquivo.reg quanto pelo Riva Tuner não consegui resultado. Pelo arquivo.reg não tive nenhum problema na instalação, mas após a verificação a placa continuou com 512MB. Agora pelo Riva Tuner o problema foi o fato de não possuir o campo RMDisableRenderToSystem na aba Power user dentro no programa. Espero q possuam alguma solução. Desde já agradeço

Jonathas Possuo uma placa Gforce 8400 GS 256MB e tanto pelo arquivo.reg quanto pelo Riva Tuner não consegui resultado. Pelo arquivo.reg não tive nenhum problema na instalação, mas após a verificação a placa continuou com 512MB. Agora pelo Riva Tuner o problema foi o fato de não possuir o campo RMDisableRenderToSystem na aba Power user dentro no programa. Espero q possuam alguma solução. Desde já agradeço.

Bruno galera eu tenho esta 6200 tc mais aqui eu tenho 2gb de ram ddr 2 e n utilizou quando clico com botão direito em meu computador e propriedas consta lá 2gb e normal e placa de video 512 notei que ficou normal sem pegar ou pegou

Avirex Tenho um 8400GS TC com Vista Home Premium ,aqui tb não consegui desabilitar pelos 2 modos descritos .

Carecasrj SAPPHIRE RADEON HD 3850 512 ESSA É A PLACA !!!!!!! FORA AS NVIDIA ,,, VIVA AS ATI ( X ) ATI ( ) NVIDIA

Carecasrj SEM CONTAR QUE AS NVIDIA SàƒO UM COCO, Sà“ TO DANDO UM TEMPO PRA COMPRAR UMA ATI QUE FAZ UM SERVIà‡O MUITO MELHOR

Charles RETIRO O QUE DISSE!!!! Detalhe talves (pra quem não achar de imediato o que está nas fotos) tenha que clicar na pasta com a lupinha! fiz e deu certo, vo ver o resultado, ve se ela não come mais memoria ram! pela configuraçoes avancadas de video disse que agora ta com 128, e antes tava com 512 valeu um abraço

Charles nem um nem outro!!! na primeira opção falta o tal de GUID na seguinda so o nome do programa bate, e mais nada...

Rafael Soares Nada mudou quando tentei fazer direto no regedit... Ajuda pro pessoal do Vista: Eu passei um ticket pro pessoal da XFX e eles me explicaram q o Vista faz um "shadow" na memoria do sistema para todas as placas de vídeo. Isso porque eu perguntei se a minha 8600GT tinha TC (e não tem) pq tinha tomado 760 Mb da memo do sistema. É uma espécie de prevenção, caso necessite de mais memória de vídeo. Resumo da ópera: nesses casos não há como desabilitar. O interessante é q quando vc olha a memória do sistema, ela está completa. Apenas aparece na memória do vídeo.

Rafael Soares Desculpe-me, entendi a questão.... Realmente, no caso da placa (uma 7200GS) seria: [ HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Video\{DC438627-AB4A-4623-A92E-84C818B77FED} 000 ] Daí mudar o primeiro par do hexa para 01... pelomenos aqui no meu pc até q funcionou. Vou testar em casa (onde tenho uma 8600GT ) Vou ver se assim o Windows deixa de roubar memória do sistema de dar para placa (ja que ela nem precisa, com 512.. xP ). Posto o resultado aqui.

Michel Murdock Rafael, Olhando com mais cuidado aqui, eu notei que na verdade não existe uma chave "GUID" no registro, ela teria que ser substituida pelo ID do GUID da placa de video, que varia de PC pra PC. Então já fica impraticável usar um .reg como um meio alternativo mais "fácil" de se fazer o tweak. Tentei fazer manualmente aqui no meu Windows 2003 mas não funcionou, mas a hora que eu tiver um XP instalado denovo vou tentar novamente, e se funcionar coloco uns screenshots de como fazer a alteração manualmente, já que sempre tem alguém que prefere fazer desse jeito... :]

Rafael Soares Eu abri o .reg e notei um pequeno possível erro: [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Contro l\Video\GUID000] Existe um espaço no "control" (um espaço entre o último o e l), tano no de desabilitar quanto no de habilitar o TC. Eu retirei o espaço e vou ver no que dá, posto o resultado aqui.

Postar um comentário sobre o artigo »

Utilize o formulário abaixo para expressar sua opinião sobre o artigo Desabilitando o turbocache da geforce tc: