Feriados Nacionais

Hoje, sendo 12 de outubro (meu dia! :D), feriado nacional por um motivo que eu nunca lembro o qual, lembrei-me de fazer uma lista com os dias em que a internet discada é mais barata, alguns até diriam “de graça” pois é possível passar o dia inteiro conectado pagando apenas o valor dos primeiros dois minutos (dois pulsos, a là moda antiga) de ligação telefônica.

Ah, Feriados Nacionais são um ótimo dia pra deixar o micro conectado em um dos provedores que pagam para conectar, como a InteligWeb e Orolix. ;) (Pronto, fiz meu jabá, YESSSS! :D)

Feriados Nacionais em 2009

01 de Janeiro, Terça-Feira
Confraternização Universal
24 de Fevereiro, Terça-Feira
Carnaval
10 de Abril, Sexta
Paixão de Cristo, Ponto Facultativo
21 de Abril, Segunda-Feira
Tiradentes, Feriado Nacional
01 de Maio, Quinta-Feira
Dia do Trabalho, Feriado Nacional
11 de Junho, Quinta-Feira
Corpus Christi, Ponto Facultativo
07 de Setembro, Segunda-Feira
Independência do Brasil, Feriado Nacional
12 de Outubro, Segunda-Feira
Nossa Senhora Aparecida, Feriado Nacional
02 de Novembro, Domingo
Finados, Feriado Nacional
15 de Novembro, Domingo
Proclamação da República, Feriado Nacional
24 de Dezembro, Quinta-Feira
Véspera de Natal, Ponto Facultativo depois das 14hs
25 de Dezembro, Sexta-Feira
Natal, Feriado Nacional
31 de Dezembro, Quinta-Feira
Véspera de Ano Novo, Ponto Facultativo depois das 14hs

“Feriado” de Carnaval

De acordo com a Lei Brasileira, o “feriado de Carnaval” não é um feriado oficial, sendo que neste dia algumas empresas funcionam e outras não. Não é possível por exemplo exigir o pagamento de horas extras caso você seja obrigado a trabalhar na terça-feira de Carnaval já que este é um dia comum como qualquer outro. (pelo menos é o que diz a Lei :) )

Data da Terça Feira de Carnaval para 2008, 2009 e 2010:

  • 2008: Dia 05 de Fevereiro
  • 2009: Dia 24 de Fevereiro
  • 2010: Dia 16 de Fevereiro

Aproveite os dias de Carnaval para pular na folia ou então viajar para uma pousada no interior e curtir a natureza!

Comentários sobre Feriados Nacionais

Kellyn 7 July, 2011 A EMPRESA Q EU TRABALHO VAI ABRIR DIA 9 DE JULHO É FERIADO ? SOU OBRIGADA A VIR TRABALHAR ? É PONTO FACULTATIVO?

Arilton Campos Silva TENHO UMA BICICLETA PRA VENDER ! DOIS WALLKMAN E UM TOCA -FITAS DA MARCA TKR , SE HOUVER ALGUM INTERESSADO, ENTRE NO MEU EMAIL.

Sandra É uma duvida que muitos tem, pois sempre no dia do carnaval, nunca trabalhei gostaria de saber se o dia 08 de março é feriado pois na folha do calendario estar como se fosse feriado vermelho.

Primo Paulo à” meu! hoje é feriado em Campinas, Santos, quase todo o nordeste incluíndo Salvador, algumas cidades de Minas, algumas do interior de São Paulo, e outras em alguns outros Estados. Pelo que sei umas 180 cidades, mais ou menos. Não ajudou nada, hein? Paciência.

Roberto Mollina Alguém aí sabe quais são as cidades brasileiras que é feriado no dia 8 de dezembro? Obrigado.

Carlos DIA 08 DE DEZEMBRO E FERIADO NACIONAL???? E SE FOR E FERIADO DE QUE?? AGRADEà‡O E AGUARDO UMA RESPOSTA

Dida Afinal, dia 03 de outubro foi feriado ou não?^ Funcionario que trabalhou na eleição ganha dois dias de folga mas ele pode escolher, inclusive pode escolher uma sexta e um sábado? Ele tem direito ao vale lanche que receberia se estivesse trabalhando no seu local de trabalho?

Michele De Fátima ola gostaria de saber se no dia 09 de julho de 2010 é feriado em são josé dos campos e se tudo nesse dia fecha ( banco, correio, e qualquer tipo de comercio)

Benilde Alves Da Silva Gostaria de saber se dia 09 de julho de 2010 é feriado em Guarulhos.Na empresa dizem que não é e vamos trabalhar normalmente.

Mariani Por favor quando o ferida é do municipio, ex. aniverssario do municipio, é considerado ponto facultativo? Tenho que pagar 100% para meus funcionarios no caso de eles trabalharem neste dia? Obrigada

Stela Martins Ola, Gostaria de saber por que a data de carnaval não foi decretada ainda como feriado nacional? Se até o presidente Lula cai na folia e o Congresso Nacional fecha por 03 dias, o que estão esperando?

Alinef eu trabalho em uma empresa de cobraça quero saber se feriado facultativo pode cobrar normalmente???????

Luiz Junior Segundo o Ministério do Planejamento, o governo não considera em 2009 como feriado nacional três datas tradicionais: Carnaval, Sexta-feira Santa e Corpus Christi. Conforme portaria publicada, as datas citadas são ponto facultativo e, portanto, o governo federal só classifica oito datas como feriado nacional. SECRETARIA EXECUTIVA PORTARIA Nº 525, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2008 O SECRETàRIO EXECUTIVO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORà‡AMENTO E GESTàƒO, no uso de suas atribuições e considerando o que consta da Nota Técnica nº 93/COGES/ DENOP/SRH/MP, de 30 de outubro de 2008, resolve: Art. 1º Divulgar os dias de feriado nacional e de ponto facultativo no ano de 2009, para cumprimento pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais: I - 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional); II - 23 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo); III - 24 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo); IV - 25 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas); V - 10 de abril, Paixão de Cristo (ponto facultativo); VI - 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional); VII - 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional); VIII - 11 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo); IX - 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional); X - 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional); XI - 26 de outubro, Dia do Servidor Público - art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (ponto facultativo) comemoração antecipada do dia 28 de outubro; XII - 2 de novembro, Finados (feriado nacional); XIII - 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional); XIV - 24 de dezembro, véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas); XV - 25 de dezembro, Natal (feriado nacional); XVI - 31 de dezembro,véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas).

Xan eu sempre entrei na internet com a minha discada nos feriados nacionais e estaduais e sempre foi de graça :)

Luk@ [b]Bom Galera gostaria de saber por que o governo não emenda todos os feriados caidos na quarta [:P]poderia emendar de quinta para sexta ou se preferice de segunda para terça

Vanessa Fiquei sabendo sobre uma nova lei sobre ser feriado nacional dia 20/11 - Dia da Consciência Negra, está correto? Desde 2003 algumas cidades já fazem feriado, mas em dez /08 foi decretado feriado no Brasil?

Joao Dia 8 de Dezembro: Nesse dia comemoramos um dos dias de Nossa Senhora, por isso não é feriado.

Cris ola? Gostaria de saber se dia 08/12/08 foi feriado?? tire-me essa duvida por gentilaza desde ja fico grata

Fátima Oi Juari, Lendo o quadro acima, o responsável pela nota fala em Feriados Nacionais, e Corpus Christi não é Nacional, ele é considerado feriado móvel, ou seja não tem dia nem data fixados. Expressando meu pensamento bem light. Existem feriados Nacionais, Estaduais, Municipais.

Deliel Gostaria de saber se dia 08 de dezembro de 2008 é feriado nacional, ou facultativo ? Aguardo a resposta

Vanessa Gostaria de saber se dia 8 de Dezembro é feriado ou nao. Grato! Fico no aguardo de uma resposta.

LÁzaro Saldanha 08/12/2008 - dia de Nossa Senhora da Conceição é considerado feriado ou ponto facultativo?

Débora Alguém sabe me dizer se hoje dia da consciencia negra 20/11/08 a net discada é paga?? Moro no interior de SP

Postar um comentário sobre o artigo »

Utilize o formulário abaixo para expressar sua opinião sobre o artigo Feriados nacionais: