Fórmula da Coca-Cola

Nerd que é nerd adora coca-cola, agora veja como é feita a tal fórmula da Coca-Cola.

A fórmula exata da Coca-Cola é um segredo comercial. A cópia original da fórmula é guardada no cofre principal do SunTrust Bank em Atlanta. Seu predecessor, a Trust Company, supervisionou a oferta pública inicial em 1919 da Coca-Cola Company. Uma lenda urbana diz que apenas dois executivos têm acesso à fórmula, com cada um deles tendo acesso a apenas metade da fórmula. De fato, a Coca-Cola possui uma regra restringindo o acesso a apenas dois executivos, cada um sabendo a fórmula completa e outros, além da dupla descrita, conhecem o processo de formulação.

Na verdade, a fórmula secreta da Coca-Cola (CC) se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a CC na justiça, porque eles vão cair matando.

A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da CC e é proposital exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da CC que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.

Entre outras coisas, fui eu quem teve que aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Golly aqui, que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, tudo isso devido à cabeça dura de alguns diretores.

Tive que aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção de label de lata, permissões, aprovações e muito etc. e tal. Montei um mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock - car…

Tire a imensa quantidade de sal que a CC usa (50mg de sódio na lata) e você verá que a CC fica igual a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado.

É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser very low sodium) que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de açúcar (sacarose).

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de CC, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro… Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA!

Fórmula da COCA-COLA?

Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS-High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico chupa todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a CC tem permissão… (claro, se tirar, a CC ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar, você nem nota diferença no gosto.

O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já os visitei inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos.

Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e aromatizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi, morango, e tantos outros (comentei)… O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja. Morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria CC. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr. Pepper que vende muito por aqui.

Refrigerante DIET

Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet?
Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de PVC…

Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adoçantes diet têm vida muito curta.

O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

O aspartame é um adoçante utilizado para substituir o açúcar comum. Ele tem maior poder de adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose) e é menos denso. O aspartame geralmente é vendido junto com outros produtos. É o adoçante mais utilizado em bebidas.

Existe uma polêmica quanto aos seus possíveis efeitos maléficos à saúde humana. Existem até hoje diversos estudos contraditórios sobre a segurança no consumo de aspartame. É considerado por alguns uma neurotoxina (mata neurônios) e também como carcinogênico (provoca câncer).

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar edge no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai… A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar:Sabe qual é o melhor refrigerante?
Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo, mais nada, nem açúcar nem sal.

Obrigado pela leitura

Espero não ter atingido ninguém que se ache prejudicado por esse estudo.

Fonte: TUNINGCOR

Outras curiosidades

  • Em muitos Estados nos EUA as patrulhas rodoviárias carregam dois galões de Coca-Cola no porta-bagagens para serem usados na remoção de sangue na estrada depois de um acidente.
  • Se você puser um osso numa uma tigela com Coca-Cola ele se dissolverá em dois dias.
  • Para limpar casas de banho: despeje uma lata de Coca-Cola dentro do vaso e deixe a “coisa” decantar por uma hora e então dê descarga. O ácido cítrico na Coca-Cola remove manchas na louça.
  • Para remover pontos de ferrugem dos pára-choques cromados de automóveis esfregue o pára-choques com um chumaço de papel de alumínio (usado para embrulhar alimentos) molhado com Coca-Cola.
  • Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis despeje uma lata de Coca-Cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.
  • Para soltar um parafuso emperrado por corrosão aplique um pano encharcado com Coca-cola sobre o parafuso enferrujado por vários minutos.
  • Para remover manchas de graxa das roupas despeje uma lata de Coca-Cola dentro da máquina com as roupas com graxa, adicione detergente. A Coca-cola ajudará a remover as manchas de graxa.
  • A Coca-cola também ajuda a limpar o embaçamento do pára-brisa do seu carro . Para sua informação: O ingrediente ativo na Coca-Cola é o ácido fosfórico. Seu PH é 2,8.
  • Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias. Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e é o maior contribuinte para o aumento da osteoporose.
  • Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças a partir e 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: Excesso de Coca-Cola, por falta de orientação dos pais.
  • Para transportar o xarope de Coca-Cola, os caminhões comerciais são identificados com a placa de Material Perigoso que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos. Os distribuidores de Coca-Cola têm usado a Coca para limpar os motores de seus caminhões há pelo menos 20 anos.
  • Mais um detalhe: A Coca Light tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado, por causa da combinação Coca + Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.

Já experimentaram Mentos com Coca-Cola?

[youtube]Ifj2L91KPJk[/youtube]

Imagina isso no seu estômago que maravilha :)

Comentários sobre Fórmula da Coca-Cola

Luigi 16 September, 2013 Qual o químico responsável pelo texto? Gostaria de mandar um e-mail de agradecimento a ele.

Paulo Limpar motor com Coca-Cola? Soltar parafuso engripado (já tentamos e não funciona)? Limpar terminais de bateria--> cuidado não faça isso, vai "melar tudo" com o açúcar e ainda terá mais problemas por causa do sal do refrigerante. Já tive vizinho e amigo que já tentou fazer essas coisas e nunca funcionou. Eu mesmo tentei, quando criança, limpar ferrugem com Coca-Cola e não funcionou. Existe muita coisa escrita e pouca comprovada (pouca mesmo) sobre a Coca-Cola. Não tomo mais porque não gosto hoje e dia. Prefiro outro refrigerante ou suco de fruta.

Juleska Já tão falando mal de papai. Uai Zé! Porque ocê teve que lambê as costas de papai também, seu necrófilo!? Lambe mais!

Zezinho Cê besta! Seu Tião virou o trem, vai lambê eu. Antes veio com aquela história de montar acampamento, comprou CC. Seu Tião bebe CC e vira o trem.

Irmã Vanjuvas Seu Tião passou a sua vida inteira tomando CC. Agora nas noites de lua cheia ele se transforma no "lambisame" e fica correndo atrás do Zezinho pra lamber as costas dele.

Célya Maisa Meu Deus, sinceramente. tô pasma . eu tomo coca-cola todos os dias, 2 litros . eu ja viciei nela. eu tomo tanta coca , que quando paro de beber , sinto minha boca seca. querendo mais .. e mas.. aff. inclusive to aque com a garrafa do meu lado ¬¬ .. nossa senhora preciso me conter *-*

Leonardo Incrível o número de comentários acéfalos nos blogs hoje em dia. E o mais irritante é que estão todos em letras maiúsculas garrafais, como se dissessem: ME OLHE! ME OLHE! Muito esclarecedor seu texto, parabéns!

Joice Meu Deus,se realmente são esses os componentes quuímicos da coca-cola,e eu acredito que seja,isso deveria ser errádicado do mercado livre e do consumo popular,pq causa efeitos iguais ao de qualquer outra droga ilícita.Particularmente adorei a abordagem do assunto,gostaria de receber e-mail com mais informações se possível,desde já agradeço.

Alanna Veiga Bom, achei muito interessante esse artigo. E também sei a quantidade de riscos que a coca - cola traz para a nossa saúde, mas não tem jeito. sim, ela vicia!

Alex fala serio esse artigo com serteza foi feito por um desocupado !!!! se coca-cola matasse eu ja tava morto ! bebo todos os dia ... eu adoro coca-cola . leia isso : "Tire a imensa quantidade de sal que a CC usa (50mg de sódio na lata) e você verá que a CC fica igual a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado." obs.: se isso fosse verdade todos os refri chule como esse "guarana colly" iriam colocar 50mg de sal a mais na composição dos refri de cola que eles tentam imitar da coca-cola para venderem mais !!!! fala serio ... pessimo post o cara que escreveu isso , so escreveu para tentar desbancar a coca cola !!! coitado tenho ate dó !

Isabel Caro, Alguns equívocos: -Não é exclusividade da coca-cola o uso de ác fosfórico, na indústria de alimentos: é utilizado acidulante em refrigerantes, principalmente nos tipos de cola(todas as colas), em geléias, doces, molhos para saladas; estabilizante de óleos vegetais; fermentos biológicos; refino de açúcar. - Indústria Farmacêutica: nutriente, acidulante ou agente tampão nas operações microbiológicas, tais como: na produção de antibióticos, manufatura de produtos farmacêuticos, na obtenção de insulina e fortificantes. Quanto aos refrigernates de laranja, o Ministerio da Agricultura determina que tenham 10% de suco natural de laranja - Não existe patente no produto, existe na marca, por exemplo, se os aromistas dos concorrentes desenvolverem o produto com o mesmo sabor, problema algum. É como nas cervejas. O que não podemos esquecer é o tal segredo industrial.

Valmor Lazzaretti adoro coca cola ..... esse artigo é muito tendenciso. não possui qualquer referência científica, o que o desqualifica por completo...

Ana Paula Rocha Hoje de manhã (escrevi essa comentário durante a tarde) eu havia tomado meio copo de guaraná Kuat. Estava procurando a fórmula da CC e dei de ara com essas matéria. Já estava ciente dos perigos dos refrigerantes, em especial da CC, já havia tentando parar de bebê-la por diversas vezes, mas nunca dava certo. Pelo 5ª vez, vou tentar para de berber qualquer refrigerante (dessa vez vou conseguir!). Estou muito grata pelas informações, parabéns pelo post!

I ACHO QUE PODE ATÉ SER VERDADE MAS QUE NINGUEM VAI PARAR DE TOMAR COCA POR ISSO NAO VAO :S ! PAAA Y SI A CC E FTTA CM TODAS ESSAS COISAS É MELHOR TOMAR AGUA MESMO ! OU SEJA A CC PARA MIM É UM VICIO , MAIS NAO TOMO TOOOOOOOOOODOS OS DIAS ! E ELA ESTA VINDO MEIO EXTRANHO O GOSTO DELA SIM :S MAS TA NAO É TODO O MUNDO QUE PENSA ASSIM Aff :(

Erika eu nao gosto de coca cola porque isso faz um mal danado ao estomago desde que tive gastrite e meu medico me proibiu de tomar refrigerante pesebi que não fazia bem no comerço foi ruim me acostumar pois gostava muito mais nada que um suco de frutas não substituisse me acostumei e to muito mais saudavel coca cola não era pra ser fabricado muito menos ser vendido.

Gabriella EU ADORO COCA COLA,JA TO VICIADA MAIS EU NOTEI QUE ALGO MUDOU NA FORMA DA COCA HOJE É MEU ANIVERSARIO,ADIVINHA CM O QUE,QUE EU TO COMEMORANDO....CM COCA A MARAVILHOSA COCA COLA ESTAO DE PARABENS MAIS VE ESSE NOGOà‡IO DA FORMULA Q TA ESTRANHO OK !BJKAS TO FAZENDO 11 ANOS HURUUU

Denise A matéria é muito boa,e verídica,concordo com os assuntos abordados pois já fiz uma pesquisa escolar sobre a CC e é exatamante esses malefícios q/ ela traz...

Daiane Eu sou viciada na cc e hoje estava em uma reuniao familiar e um colega me pediu para procurar a formula do meu ate entao amado refri,e juro que estou chocada!Ainda tenho a metade de 3 litros aqui em casa,vou acabar com ela e juro que vou tentar nunca mais comprar ou beber ela!Mto obrigada pelo esclarecimento.

Alguen tente mistura cc con chloro en po q agnt colaca na piscina , e feiche a garrafa de platico pra ver. poff

Veloso Meu iluminado amigo, amigo, por um simples e decisivo fato, você descortinou o Véu de Maia, e isto é o que se espera de um grande amigo oculto. Tinha acabado de saborear esta química atraente, sedutora e corruptora de legisladores escusos que viabilizam e legalizam a comercialização de tais produtos em nosso pais. Só a informação desprovida de interesses econà´micos é que poderá livrar as futuras gerações deste perigo, haja vista que uma mairia esmagadora da população, já se encontram comprometida seu estado de saúde, no meu caso, tenho 48 anos e já estou sofrendo os efeitos maléficos da permissividade dos legisladores corruptos que permitiram e continuam a permitir a comercialização destas porcarias industrializadas. Para contatar esta afirmativa basta raciocinarmos com o pensamento do autor da pesquisa, "Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a CC tem permissão". Está claro e transparente agora, para mim, minha atração por esta química diabólica. Prometo repassar estas informações a todas as pessoas que estiverem dispostas a sairem da caverna de Platão.

Denise Excelente.Estava em busca dos componentes químicos da coca-cola e amei seu esclarecimento sobo assunto.

Carlos Romão Duvido que o percentual da coca seja insignificante, isso porque a CC vicia. E é aí que mora o perigo. Tanto crianças como adultos estão se viciando diariamente em uma bebida tão mortal como qualquer outra droga (seguindo os principios da própria abordagem). Uma coisa que não consigo entender é por que as nossas autoridades de saude não exigem da CC a explicitação de sua fórmula como acontece com qualquer outro produto.

Luciana Cara, confesso que nunca dei muita importancia a textos q falassem mal da cc, pois apenas aparentavam ser de pessoas que não apreciavam a bebida, e só sabiam xingar a tal. Agora, posso dizer que acabo de ler um texto informativo e verídico, de alguém que conhece o assunto e por extrema bomdade expà´s seu conhecimento em prol da humanidade em geral, já que é um produto mundialmente conhecido. Desde criança tomo cc, e aos 18, meu dente incisivo quebrou, do nada. Fui ao dentista, mais outras 4 vezes pelo mesmo motivo. Ele encucado, me perguntouo sobre a cc, e revelei o meu vício" . Mas nda de ouvir o dentista. Agradeço a vc, para mim seu texto de enorme valor, me fez abrir os olhos, vou evitar ao máximo essa faca de dois gumes. Muita grata !!!!

Florinda OLHA DEPOIS DESSE ESCLERECIMENTO .SINCERIDADE VOU FAZER O POSSIVEL E IMPOSSIVEL PARA PARAR COM ESSE VICIO DE CC,OLHA EU SO TENHO 34 ANOS E SOU MUITO COMPLICADA, ESTOU COM DOR EM TODA MINHA JUNTAS ERNIA DE DISCO ,COLESTEROL ,TRIGLICERIDEOS 1,200 E ETC... OLHA PAREI HOJE MESMO. E SIGA-ME OS BONS QUE QUEIRAM VIVER .QUEM QUIZER MORRER LOGO CONTINUE NESSA.DO CONSUMIDOR DO CC.

Edy O comentário em geral é coeso e pertinente, mas com relação desintegrar ossos e unha eu particularmente ainda não fuz o teste. Uma coisa é certa o suco natural é seguramente saudavel e dispensa comentários. Refrigerantes de modo geral sempre foram e sempre serão uma péssima escolha.

Savio Para quem viveu na militancia do alcolismo, é melhor tomar coca-cola mesmo, te garanto que faz menos mal...

Rodrigo Ricardo, já houve um caso de um garoto morrer em São Paulo após consumir esses dois alimentos. Muito interessante o texto, nos faz abrir os olhos e mostra como certas coisas comuns em nosso dia-a-dia podem fazer tanto mal.

Ricardo Sobre o mentos - o nosso estomago não é vedado com o uma garrafa. Então isso jamais aconteceria conosco - ou vcs já ouviram falar de alguem que explodiu apos beber Coca-Cola com Mentos?!?!?! E sobre a limpeza de objetos, isso não funciona, não.....

John Cara,mto bacana o texto,excelente mesmo. Mas tenho duas dúvidas: a coca-cola do Brasil não leva Xarope de Milh ode Alta Frutose ,certo?Que é um dos grandes causadores de obesidade devido aos seus efeitos.E as pesquisas julgam que o aspartame seria perigoso apenas em doses cavalares,certo?

Augusto Parabéns pelo comentário sobre a fórmula secreta da coca cola. Estava pesquisando sobre componentes da fórmula do detergente líquido e achei o seu relato sobre a coca cola. muito BOM!

.v. Devo concordar com a Roberta e dizer que o seu modo de esclarecer esse assunto é muito bom!

Roberta Estava pesquisando sobre essa "fórmula secreta" por pura curiosidade e falta do que fazer. Então achei seu blog e, devo dizer, achei interessantíssimo. Você assume uma postura extremamente madura em suas críticas, parabéns!

Arlene Excelente. Sou nutricionista e tenho muito pacientes dependentes dessa "droga". Gostaria de ter acesso a mais artigos escritos pelo autor. Gostei muito do senso crítico e da preocupação dele com o bem estar geral da coletividade.

Postar um comentário sobre o artigo »

Utilize o formulário abaixo para expressar sua opinião sobre o artigo Fórmula da coca-cola: