Medidor de Velocidade da Internet

Hoje em dia é comum ver gente reclamando da velocidade da sua Internet, muitos usuários pensam assim “aumentei a velocidade do meu plano de ADSL para 4mb mas os vídeos do Youtube continuam travando“. Afinal, a culpa é realmente do provedor que oferece o serviço de ADSL/CABLE? A resposta é sim e não. Pois vejam só, a maioria dos servidores (inclusive do Youtube) estão localizados fora do Brasil, e por causa dessa distância geográfica o tráfego de dados precisa passar por vários roteadores até chegar ao seu destino final, e se um desses roteadores estiver congestionado com certeza seu vídeo vai travar. E esses roteadores não são de responsabilidade de apenas uma empresa, e sim de várias.

Porém você também pode estar sofrendo de problemas como o Traffic Shaping, que algumas prestadoras de serviço fazem para tentar controlar o tráfego em sua rede. O Traffic Shaping funciona regulando os dados que são trafegados pela rede, por exemplo, se a empresa prestadora de acesso a internet ver que o tráfego através do protocolo p2p ou VoIP está muito alto, eles podem diminuir a prioridade para esse protocolo, e assim diminuir a qualidade/velocidade da sua conexão, dando mais folga para tráfego de outros protocolos, como o http e ftp.

Como medir a Velocidade da sua Internet

Medidor de Velocidade da Internet

Existem varias formas de se medir a velocidade da sua internet, uma delas são esses sites que oferecem scripts que fazem o download de um arquivo e mensuram a velocidade da sua conexão. O problema é que, se estes sites estiverem localizados fora do Brasil o resultado pode não ser muito confiável, pois as chances de algum roteador estar congestionado é muito grande. A melhor maneira de se medir a velocidade da sua conexão é usando sites que estejam hospedados aqui no Brasil. Aqui vai um link para medir sua velocidade de um servidor nacional, hospedado no Data Center da Brasil Telecom em Curitiba.

Clique aqui para medir e testar a sua Velocidade da Internet em um servidor Nacional.

Não deixe nenhum programa como o Emule, Bittorrent, Kazza rodando enquanto você faz o teste de velocidade, pois eles podem consumir uma boa parte da sua conexão e assim o teste pode não lhe apresentar dados reais da sua internet.

Outro site bem interessante para se testar a velocidade é o Numion. O Numion faz o download de imagens de varios sites localizados em todas as partes do mundo, inclusive do Brasil. Os resultados são bem interessantes, faça um teste.