Mozilla Firefox mais seguro com a extensão NoScript

Neste artigo mostramos como o navegador Mozilla Firefox pode ficar ainda mais seguro, bastando instalar a extensão NoScript para bloquear a execução de código JavaScript em sites que você não confia.

Você sabia que 90% dos spywares de computadores são pegos automaticamente, bastando o usuário navegar pela internet com um navegador vulnerável a exploits?

Exploits são códigos maliciosos criados para explorar falhas de segurança em um software, tal como seu navegador de internet ou seu programa de leitura de email.

Quanto maior o número de pessoas que usam um determinado navegador de internet, maior é a probabilidade de existirem exploits escritos especialmente para afetar este navegador. É por isso que existem muito mais exploits escritos para o Internet Explorer do que para o navegador Opera, que tem uma base de usuários inferior a 4% do mercado. Cada vez que você lê na internet que foi encontrado uma “vulnerabilidade grave” em um navegador de internet, quer dizer que este navegador pode ser usado como porta de entrada para Spywares e outros tipos vírus de computador, enquanto a falha não for corrigida pelos desenvolvedores.

Com o aumento de pessoas usando o navegador Mozilla Firefox, maior o número de exploits escritos para ele e consequentemente maior a vulnerabilidade do usuário deste navegador à instalação automática de Spywares e trojans que tem o intuito de roubar senhas de bancos, senhas de lojas online, senhas de contas de email e muito mais.

Mas como grande parte das brechas de segurança encontradas no navegador Mozilla Firefox estão associadas ao JavaScript, é possível diminuir em 95% as chances de se pegar um spyware somente instalando a extensão NoScript.

A extensão (plugin) NoScript funciona desabilitando por padrão o JavaScript em todos os sites navegados, e depois permitindo que você vá habilitando a execussão de scripts somente para os sites que você conhece e confia. Se você já usa o Mozilla Firefox, basta acessar a página oficial do NoScript para instalar a extensão. Se você ainda não usa o Firefox, esta é uma ótima oportunidade de você testar este excelente navegador.

Usando a extensão NoScript

Durante a navegação você vai notar que aparece uma barra de cor amarela na parte de baixo do navegador, isto quer dizer que há scripts sendo bloqueados na página. Para ver quais scripts estão sendo bloqueados basta clicar no botão OPTIONS.

No exemplo acima, clicando na opção “Allow mcsx.net” será liberado a execução de scripts em todos os sites do dominio “mcsx.net”, por exemplo. A opção “Forbid mcsx.net” desabilita a execução de javascript no domínio em questão. Caso você deseje um controle mais específico por subdomínios, também é possível ativar esta opção no diálogo de configuração da extensão.

É isso aí, tenha uma navegação muito mais segura a partir de agora com a ajudinha de mais esta excelente extensão para o Firefox! :)

Comentários sobre Mozilla Firefox mais seguro com a extensão NoScript

Kelven Ryan 6 July, 2016 Juntos

Adinildo só bwé divertido e simpático e só ciumeto não suporto atraiçã´ gosto dei navesta e gosto de conhecer novas pesspoas

Antonio Marques Faz muuuinto tempo que adotei o navegador da Mozilla, e não me arrependo nem um pouco. Recomendo e muito, vale a pena!

Alberto Excelente texto. O Firefox é realmente um navegador eficiente e seguro, e o melhor de tudo é que pode ser personalizado de acordo com a utilização do sistema. configuro diferente em ambientes corporativos e domésticos, com resultados acima das minhas expectativas.

Michel Oi ThAI ®, Pode ajudar se você usar um navegador bastante vulnerável como Internet Explorer. Atrapalhar ele não atrapalha, o problema é que é mais um software pesando no Windows além do Anti-Virus, Firewall etc... o que no fnial das contas acaba deixando o micro bastante lento. Sei que o Firefox é o navegador "alternativo" preferido das pessoas por ser Livre, ter um logo bonitinho e etc, mas sinceramente o melhor e mais seguro navegador do mercado é o Opera. Uso ele desde 1999 e nunca peguei nada navegando, mesmo entrando em sites bastante suspeitos. ^o^ []'s

Postar um comentário sobre o artigo »

Utilize o formulário abaixo para expressar sua opinião sobre o artigo Mozilla firefox mais seguro com a extensão noscript: