Primeiras impressões do Mini System Panasonic SC-AK640

A algum tempo atrás eu escrevi um artigo sobre o Mini System Panasonic SC-AK350LB pois estava decidindo qual aparelho de som pegar na promoção GanhePiii, diretamente da loja virtual da Americanas.com e inteiramente na faixa. (valeu inteligweb!).

SC-640 Quando finalmente eu consegui juntar os pontos necessários para trocar pelo produto, acabei optando pelo Mini System Panasonic SC-AK640LB-S de 540W RMS e Sub Woofer. Este é o aparelho de som mais acessível dos que contam com uma caixa Sub Woofer e foi este detalhe que acabou “falando mais alto” na minha escolha. Em breve farei um review mais completo dele, mostrando a parte funcional, mas enquanto isto vou descrever as primeiras impressões que tive dele.

Quando o Mini chegou eu imediatamente o instalei no sofá-cama da sala e liguei o garoto para sentir a potência, e aproveitei pra tirar duas fotos pra mostrar aos meus colegas que estavam curiosos também,são estas fotos que estou colocando aqui, por isso me perdoem pelo amadorismo das fotos, ok? =)

Bom, vamos lá, primeiras impressões:

Aparência
Ele até que é bonitinho. Eu não gosto muito da cor prata mas o aparelho tem uma frente bastante apresentável, mas não posso dizer o mesmo das caixas, achei um pouco estranhas. Porém ele é muito mais bonito pessoalmente do quê por aquelas fotos padronizadas que existem nos sites de e-commerce por aí, e por essa falta de mais fotos do aparelho resolvi publicar as minhas pessoais mesmo, pode ajudar um comprador em potencial a se decidir.
Ligações
Cada caixa é ligada através de dois pares de cabos, ou seja, o som é amplificado independentemente para os Woofers e os Tweeters, além do Sub Woofer. Por isso cada caixa recebe o som de dois amplificadores, totalizando 6 amplificadores digitais. Este é um recurso usado nos sons de alta potência, mas curiosamente os Sony da mesma faixa de preço (R$ 800,00) possuem apenas 1 par de fios por caixa.
Qualidade do Som
Não gostei do que eu ouvi com o som em volume bem baixo, parece que falta nitidez, e o som é “forte” demais mesmo em volumes baixos, não tem a mesma delicadeza de se ouvir uma música em volume baixo em caixas menos potentes, como o conjunto 2.1 de 15W RMS que eu possuo. Talvez seja apenas uma preferência pessoal minha, por estar mais acostumado com o audio de fones de ouvido, por isto não leve tão a sério.
Porém, ao aumentar o volume até a metade (25, de 50) se nota pra que este som foi feito: pra tocar alto. O som aumenta sem distorcer, mesmo com o reforço de graves (h.bass) e o sub woofer no máximo. Gostei muito disto.
Potência
O som é alto, da pra sentir batendo no peito. Mas não é um som gigantesco que atravessa várias paredes e pode ser ouvido de qualquer lugar. Infelizmente não tenho como comparar com outros aparelhos de som, mas tenho certeza que não foi o som mais alto que eu já ouvi. Mas dentro de um ambiente pequeno, é ensurdecedor, isso eu lhe garanto.
CD Player
O sistema “Toca 1 Troca 4″ é bem interessante e a qualidade do som me pareceu normal, ou seja, igual a da saída de audio do notebook que eu usei para os testes da Music Port. O sistema é um pouco barulhento durante a troca de CDs, mas afinal qual não é? Testei um CDR antigo e levemente riscado e a música pulou poucas vezes, ainda vou testar com um cd recém-gravado e postar as impressões na resenha completa. Ah, ele lê arquivos Mp3 e WMA, mostra as tags no display e dá pra tocar músicas de arquivos localizados em apenas uma pasta, o que achei bem legal.
Music Port
Esta é a entrada auxiliar para se conectar o PC ao Mini System, e fica na frente do aparelho. Infelizmente só tem esta entrada, e pra falar a verdade não fica muito bonito ter um cabo pendurado na frente do seu Mini System, mas fazer o quê né?

Enfim, estas foram as primeiras impressões. O Panasonic SA-AK640 com certeza tem um excelente custo-benefício, mas eu estranhei bastante o som em volume baixo. Tanto é que resolvi colocá-lo em outro cômodo ao invés de deixá-lo na mesa do meu computador (mais precisamente a 55cm de distância de meus tímpanos), pois o som é forte/impactante demais até em volume baixo, mesmo usando o preset “Clear” ou “Vocal”. Ah, eu cheguei a jogar Quake 3 com o volume alto e os graves no máximo por cerca de 30 segundos mas resolvi parar antes que os vizinhos chamassem a polícia, mas devo dizer que é uma experiencia bem legal. :)

Então, dependendo do feedback desse artigo, prometo fazer um review melhor mostrando o funcionamento técnico do aparelho, e assim talvez ajudar o pessoal que está em dúvida sobre comprar este aparelho de som ou não. Até!

Fotos! Exclusivas e Super Amadoras! :-)

Comentários sobre Primeiras impressões do Mini System Panasonic SC-AK640

Alemão 16 May, 2017 Tenho um Panasonic SC - AK640LB 540 W RMS a uns 4 anos e adoro esse som, principalmente pelos graves que produz, ja pensei em comprar outro aparelho, mas tenho medo de me arrepender. O que vocês indicariam? Quero um som com qualidade sonora e acima de tudo, graves extremamente fortes

Hendrewf bom e o siguinti o som é otimo sendo q c ergue pelos 35a 50 ele abaxa o som eu achoq é por causa dos 6 amplificadores digitais e tb achoq a panasonic deveria por impendancia maior nos altofalantes para obter um som mais alto ma qm quere comprar ele vale apena para som casero e nda mais e nada menos

William Costa eu tenho um SA AK-640 acho ele muito bom a subwoofer msm sendo pequena bate bem...pena qe as caixas da panasonic pra carro naum seja muito boa pois tinha 2 ii queimou logo quando eu botai um modulo roadstar 2200 D ..mais o som é muito bom

Ruan Tenho um SA-AK640, o som é otimo so devia ter um subwoofer maior, o que ja tem a versão sucessora que apareceu uma semana apos eu ter comprado e com o mesmo preço, acho que é o AK-740. Gosto muito desse som! Vlw

Mr Crowley na verdade o meu e o sc-ak240 de 230w, nao sei se e so ele ou todos sao assim mais ele e muito potente, ele so e meio feio em relaçao as caixas. sua potencia e qualidade sao otimas e sem distorçoes, porem se eu optar pelo music port normal ele nao passa do vol 35 sem distorçoes, dai eu deixo no music porte high. sua entrada pela frente e outra coisa que nao me agradou, mas como eu sou daquele que so vao atras do volumne mais alto e mais potente eu gostei muito destes aparelhos. tirando a linha do mhc 881 da sony este foi o aparelho mais fantastico que ja tive, e olha que ja tive mini sistey de todas marcas possiveis.

Rodrigo Eai galera... Eu to em duvida entre dois mini system aki tbm!! Um Philips e outro Panasonic... Panasonic http://www.americanas.com.br/AcomProd/575/2416135 Philips http://www.americanas.com.br/AcomProd/575/2444449 E tbm Pensei nesse Semp toshiba! http://www.americanas.com.br/AcomProd/575/2516724 No começo queria esse Philips ai, pq ele tem esse tal de ripa tudo, mas ele naum tem sub woofer!!! Estou aguardando a resposta de alguem!!Agradeço desde jah!

Postar um comentário sobre o artigo »

Utilize o formulário abaixo para expressar sua opinião sobre o artigo Primeiras impressões do mini system panasonic sc-ak640: