Segunda via RG: Como Tirar 2ª via da Carteira de identidade

RG Se você perdeu, ou teve sua carteira de identidade (RG) furtada, deve providenciar imediatamente a segunda via da sua identidade, pois ficar sem documentos pode lhe trazer uma série de complicações. O Primeiro passo pra quem perdeu a identidade é fazer um B.O. (Boletim de Ocorrência) na delegacia de Polícia Civil mais próxima a sua casa. Não se preocupe, não há constrangimento em registrar um B.O. apenas para perda de documentos, muitas pessoas o fazem diariamente, e boa parte das delegacias já possuem um documento editado especificamente para este tipo de ocorrência, entitulado de “Registro de Perda de Documentos”.

O segundo passo varia um pouco em cada região do Brasil. Se você mora numa cidade que possui postos do “Poupa Tempo” (São Paulo, por exemplo) dirija-se a um para fazer a segunda via da sua identidade. Caso contrário, vá a secretaria de segurança pública (SSP) da sua cidade, pois lá existe uma seção específica para a retirada de documentos de identidade. Não sei como é o processo em outros estados do Brasil, mas vou detalhar o passo a passo de como tirar a segunda via do RG aqui em Santa Catarina:

  1. Primeiro dirijá-se a algum escritório de despachante próximo a Secretaria de Segurança Pública do seu município, lá o atendente vai preencher e imprimir um documento de arrecadação de receitas estaduais (”DARE”, aqui em SC), que serve para pagar o tributo relativo a confecção da Segunda Via da Identidade. Sim, aqui em SC é preciso pagar uma taxa para tirar a segunda via do RG, e não há como tirar grátis! Verifique com o despachante onde o documento pode ser pago, pois em alguns estados ele deve ser pago exclusivamente em um banco estadual.
  2. Feito o pagamento do “DARE”, você deve ir a seção de documentos de identidade da Secretaria de Segurança Pública da sua cidade, munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento *ORIGINAL*, Comprovante de Residência (Conta de Luz, Água ou Telefone Fixo), Duas fotos 3×4 (a quantidade pode variar para mais, então previna-se e leve 4!), Boletim de Ocorrência (da perda dos documentos) e o comprovante de pagamento da taxa estadual necessária para tirar a segunda via do RG. (Isso varia em cada Estado, em alguns lugares não é necessário pagar nada caso se apresente um B.O.)
  3. Em cerca de uma semana sua nova carteira de identidade deve estar pronta!

Se você mora em São Paulo…

No estado de SP é possível tirar a segunda via da identidade com bastante facilidade através dos postos do Poupa Tempo. Existem postos do Poupa Tempo nas eguintes regiões: Sé, Luz, Itaquera, Santo Amaro, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru e Santos.

Para obter os endereços dos postos do Poupa Tempo, visite o site oficial clicando aqui.

Dúvidas comuns sobre perda de Identidade/RG

Abaixo você obtém algumas respostas as dúvidas mais comuns relacionadas a perda de documentos, em especial o RG.

O número do RG muda depois que tiro a segunda via da identidade?

Não, o número do RG nunca muda. Na sua nova carteira de identidade, a única mudança de informação será no campo “Data de Expedição”.

Tenho 16/17 anos e perdi minha identidade, posso fazer a segunda via sozinho?

Sim. Você pode fazer todo o processo sozinho. Apenas quando a pessoas tem 15 anos ou menos deve ser obrigatoriamente acompanhada do Pai ou Responsável Legal.

O número do meu CPF vai sair na nova carteira de identidade?

Se você já tinha o número do CPF na sua identidade antiga, sim, ele virá impresso na 2ª via. Caso contrário, você deve levar seu cartão de CPF para que o número do seu CPF seja adicionado a sua carteira de identidade. (Isto é bastante útil, e lhe poupa de ter de carregar cartão do CPF junto a seus documentos na carteira, pois o número dele marcado na identidade já o substitui.

Você tem mais informações sobre quanto custa e como faz pra tirar a segunda via do RG na sua cidade? Então compartilhe com a gente e ajude outras pessoas! Basta deixar sua mensagem no campo logo abaixo.