Segunda via RG: Como Tirar 2ª via da Carteira de identidade

RG Se você perdeu, ou teve sua carteira de identidade (RG) furtada, deve providenciar imediatamente a segunda via da sua identidade, pois ficar sem documentos pode lhe trazer uma série de complicações. O Primeiro passo pra quem perdeu a identidade é fazer um B.O. (Boletim de Ocorrência) na delegacia de Polícia Civil mais próxima a sua casa. Não se preocupe, não há constrangimento em registrar um B.O. apenas para perda de documentos, muitas pessoas o fazem diariamente, e boa parte das delegacias já possuem um documento editado especificamente para este tipo de ocorrência, entitulado de “Registro de Perda de Documentos”.

O segundo passo varia um pouco em cada região do Brasil. Se você mora numa cidade que possui postos do “Poupa Tempo” (São Paulo, por exemplo) dirija-se a um para fazer a segunda via da sua identidade. Caso contrário, vá a secretaria de segurança pública (SSP) da sua cidade, pois lá existe uma seção específica para a retirada de documentos de identidade. Não sei como é o processo em outros estados do Brasil, mas vou detalhar o passo a passo de como tirar a segunda via do RG aqui em Santa Catarina:

  1. Primeiro dirijá-se a algum escritório de despachante próximo a Secretaria de Segurança Pública do seu município, lá o atendente vai preencher e imprimir um documento de arrecadação de receitas estaduais (”DARE”, aqui em SC), que serve para pagar o tributo relativo a confecção da Segunda Via da Identidade. Sim, aqui em SC é preciso pagar uma taxa para tirar a segunda via do RG, e não há como tirar grátis! Verifique com o despachante onde o documento pode ser pago, pois em alguns estados ele deve ser pago exclusivamente em um banco estadual.
  2. Feito o pagamento do “DARE”, você deve ir a seção de documentos de identidade da Secretaria de Segurança Pública da sua cidade, munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento *ORIGINAL*, Comprovante de Residência (Conta de Luz, Água ou Telefone Fixo), Duas fotos 3×4 (a quantidade pode variar para mais, então previna-se e leve 4!), Boletim de Ocorrência (da perda dos documentos) e o comprovante de pagamento da taxa estadual necessária para tirar a segunda via do RG. (Isso varia em cada Estado, em alguns lugares não é necessário pagar nada caso se apresente um B.O.)
  3. Em cerca de uma semana sua nova carteira de identidade deve estar pronta!

Se você mora em São Paulo…

Sao Paulo No estado de SP é possível tirar a segunda via da identidade com bastante facilidade através dos postos do Poupa Tempo. Existem postos do Poupa Tempo nas eguintes regiões: Sé, Luz, Itaquera, Santo Amaro, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru e Santos.

Para obter os endereços dos postos do Poupa Tempo, visite o site oficial clicando aqui.

Dúvidas comuns sobre perda de Identidade/RG

Abaixo você obtém algumas respostas as dúvidas mais comuns relacionadas a perda de documentos, em especial o RG.

O número do RG muda depois que tiro a segunda via da identidade?

Não, o número do RG nunca muda. Na sua nova carteira de identidade, a única mudança de informação será no campo “Data de Expedição”.

Tenho 16/17 anos e perdi minha identidade, posso fazer a segunda via sozinho?

Sim. Você pode fazer todo o processo sozinho. Apenas quando a pessoas tem 15 anos ou menos deve ser obrigatoriamente acompanhada do Pai ou Responsável Legal.

O número do meu CPF vai sair na nova carteira de identidade?

Se você já tinha o número do CPF na sua identidade antiga, sim, ele virá impresso na 2ª via. Caso contrário, você deve levar seu cartão de CPF para que o número do seu CPF seja adicionado a sua carteira de identidade. (Isto é bastante útil, e lhe poupa de ter de carregar cartão do CPF junto a seus documentos na carteira, pois o número dele marcado na identidade já o substitui.

Você tem mais informações sobre quanto custa e como faz pra tirar a segunda via do RG na sua cidade? Então compartilhe com a gente e ajude outras pessoas! Basta deixar sua mensagem no campo logo abaixo.

Comentários sobre Segunda via RG

Kitco Gold Exposed 24 January, 2018 We are a bunch of volunteers and opening a new scheme in our community. Your website provided us with helpful information to work on. You have performed a formidable job and our entire group can be grateful to you.

Hilda Camilo Da Silva Estou desde dezembro tentando agendar pra fazer a 2 via da carteira de identidade do meu filho e até agora nada,acho um absurdo .gostaria de saber se o poupa tempo da central do Brasil esta funcionando.

Caique Martinsda Saiva bom

Pedro H bom eu perdi minha identidade tava no bolso da minha blusa, fui sentir falta dela no outro dia , posso ir tirar outra via normalmente ?

João Batista Por que todos documentos para se tirar é tão difícil aqui em Duque de Caxias rj o Detran esta em greve constante (os atendentes são grossos e mal educados se acham donos do Detran)

Andrelise Boa noite,eu moro em Canoas no Rio Grande do Sul.Eu perdi minha carteira de identidade.Gostaria de saber se indo a uma delegacia registrar Bo devido a isso serei isenta da taxa de pagamento da mesma?

Sandra Maria De Oliveira Nunca vi que coisa mais enrolada! Fiz a segunda via no dia 16/08 pra ser entregue no dia 26/09/2017 hoje já e 16/10 e ate hoje não ficou pronta e meus processos estão vencendo na auto escola por não aceitar minha antiga identidade ou protocolo da outra que mandei fazer e ai como fica ?meus processos da auto escola ficaram em 1800 reais!!

Eduardo Muito claro e explicativo......Parabéns!!!

Aline Cristina Sebastião Fiz meu RG na delegacia da minha cidade queria saber se posso retirar no Poupatempo de Bauru

Mario Fiz segunda via e acrescentaram um dígito ao número antigo, ou seja o número mudou.

Farley Souza No caso se eu fui roubado como posso garantir que outra pessoa não use meu RG já que os números são os mesmo ?

Catia Simone Eu paguei a taxa para fazer 2ª via de identidade, maios não precisava pagar. Eu posso passar o recibo pra outra pessoa?

Sergio Pontes Jucá A pessoa faz um boletim de ocorrência por perda ou furto ou cadastrado no bolsa família não paga para tirar 2 via da Identidade no Estado do Ceará .

Postar um comentário sobre o artigo »

Utilize o formulário abaixo para expressar sua opinião sobre o artigo Segunda via rg: